.

.

Para a felicidade no casamento necessidades são supridas.


4- Necessidades são supridas:

Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis:

1. Necessidades fisiológicas

Estas são as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.). Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto, irritação, medo, doentes.

Comentário: O sexo é necessidade fisiológica, assim como comida ou bebida. Na falta, o ser humano vai em busca dessa provisão, assim como iria em busca de um prato de comida. Por isso que Paulo recomenda que o marido não negue sexo para a esposa e vice e versa, para que não ocorra o adultério.

2. Necessidades de segurança

No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade.

Comentário: No caso de um casamento, a segurança que necessitamos é saber que independente do que aconteceu hoje, amanha nós ainda estaremos juntos, nos perdoando e crescendo. Por isso o cônjuge não deve ameaçar abandonar o outro para não gerar tal insegurança. O outro precisa ter certeza de que o amor vivido é mais forte do que os vendavais e pode suportar, tem estrutura firmada para isso. Segurança é algo abstrato, não se toca, não se pega nas mãos, é algo que se sente ou não. Você ter a sensação de estar seguro, isso é importante. Pois às vezes a pessoa está de fato segura num relacionamento, porém, não sabe disso e tem a sensação de insegurança, então, não custa sempre reafirmar o nosso amor pelo outro.

3. Necessidades sociais

O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós queremos nos sentir necessários a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas pode ser a antiga tribo, ou a tribo (grupo) atual, no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua família, no seu clube ou na sua torcida.

Comentário: O casal precisa ter vida social, pertencer a um grupo, e claro, como cristão, indicamos a igreja. O casal precisa de uma igreja, de amigos, precisa pertencer a algum grupo social e sentir-se importante nele.

4. Necessidades de "status" ou de estima

O ser humano busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento. Há dois tipos de estima: a auto-estima e a hetero-estima. A auto-estima é derivada da proficiência e competência em ser a pessoa que se é, é gostar de si, é acreditar em si e dar valor a si próprio. Já a hetero-estima é o reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas.

Comentários: Aqui as necessidades são emocionais, falam de sentimentos, o como nós nos sentimos, estamos de bem com a vida, nos sentimos queridos, amados, importantes para as pessoas e para o cônjuge. Precisamos de amigos, de relacionamentos de amor.Na falta desse sentimento em casa, o cônjuge irá procurá-lo em algum lugar.

5. Necessidade de auto-realização

O ser humano busca a sua realização como pessoa, a demonstração prática da realização permitida e alavancada pelo seu potencial único. O ser humano pode buscar conhecimento, experiências estéticas e metafísicas, ou mesmo a busca de Deus.

Comentário: Especialmente o homem precisa se sentir um vencedor, alguém que deu certo, que falhou às vezes, porém venceu, conquistou, prosperou na vida. A mulher também tem esta necessidade de se sentir vencedora, realizadora de alguma coisa boa. Infelizmente hoje, só se exalta as conquistas femininas no trabalho fora de casa, esquecendo-se que ser uma boa dona de casa, uma boa mãe, uma administradora de lar é algo grandioso, porém, não é isso que a mídia exalta.
Obs: antes de você prover alguma necessidade para alguém, é preciso prever ( ver de antemão), por isso que a bíblia recomenda que olhemos para o estado de nossas ovelhas.Isso significa, ver de antemão o que elas estão sentindo, o que está faltando, o que está em desequilíbrio, e aí provocar a provisão.

No amor de Jesus,

Pr Ismael e Pra Cleire.

Postar um comentário