.

.

O que é compulsão sexual ? E tem cura?

Extraído do site http://oqueeutenho.uol.com.br/

A Compulsão Sexual ocorre quando apresentamos um comportamento sexual muito frequente e pelo menos mais três dos seguintes aspectos:

 a. Tolerância, pois nos entregamos a práticas sexuais cada vez mais intensas e frequentes para se obter a mesma satisfação que havia no início do quadro;

 b. Abstinência, mal estar físico e/ou psicológico, quando tentamos diminuir ou evitar o sexo;

c. Ocupamos mais tempo e com maior intensidade com o sexo com outras pessoas ou mesmo nos masturbando;

d. Fracassamos quando tentamos controlar o comportamento sexual;

e. Gastamos muito tempo e energia buscando o sexo;

f. Começamos a nos ocupar do sexo quando deveríamos estar trabalhando ou com nossos entes queridos;

g. Continuamos com o comportamento sexual mesmo percebendo que está nos prejudicando.

2. Por quais razões a Compulsão Sexual se desenvolve? A interação dos seguintes fatores favorece o surgimento da Compulsão Sexual. Eles são: história familiar de compulsão sexual ou dependência ao álcool ou dependência a drogas ou outros comportamentos; famílias com funcionamento problemático; experiências de contato sexual com adultos na infância. Tais fatores promovem desajustes psicológicos e acredita-se também que estejam associados a alterações de neurotransmissores cerebrais. Ambos levariam ao início do quadro de Compulsão Sexual no final da adolescência ou início da vida adulta.

3. Como sei identificar se alguém está com esse problema? São indícios: Distanciamento familiar ou dos entes queridos, prejuízo no desempenho profissional ou nos estudos, alto consumo de pornografia ou de uso da internet para sexo virtual e/ou real, prejuízo financeiro, doenças sexualmente transmissíveis e, finalmente, elevada troca de parcerios sexuais.

4. A Compulsão Sexual tem tratamento? O tratamento se baseia no acompanhamento em psicoterapia e a prescrição de medicamentos. Alguns antidepressivos auxiliam a retomada do controle sobre os impulsos sexuais. A psicoterapia é fundamental para o paciente a médio e longo prazo ampliar os recursos psicológicos para lidar com a questão da impulsividade sexual.

5. A quem devo buscar para pedir ajuda/auxílio? Psiquiatras e psicólogos familiarizados com o problema. A psicoterapia psicodinâmica é bastante indicada. . Prof. Dr. Marco de Tubino Scanavino, médico assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Responsável pelo ambulatório de Impulso Sexual Excessivo do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) e do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (AMITI).

Para obter atendimento gratuito, acesse:

1) Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Site: www.hcnet.usp.br/ipq/prosex/index.htm . Telefone: (11) 3069-6982

2) Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Site: www.amiti.com.br. Telefone: (11) 3069-7805

Postar um comentário